Por que Green Friday?

O motivo de optarmos por uma Green Friday é o impacto ambiental que uma #BlackFriday causa em nosso planeta. Diferente do seu significado inicial em que as marcas aplicavam descontos em produtos de estoques excedentes ou peças que haviam restado entre uma coleção e outra, de uns anos pra cá a data passou a ser vista pelos varejistas como a grande oportunidade de venda do ano, só ficando atrás do Natal. Dessa forma se gera uma produção e desperdício desenfreados e em larga escala visando atender a demanda dos consumidores que se acostumaram com a baixa dos preços e aguardam ansiosamente pela chegada da sexta-feira negra.

 

Notícias R7 

 

Se no fundo sabemos que “não há almoço grátis” quem na verdade paga a conta desses descontos todos? Talvez um dos maiores problemas desse dia é o impacto ambiental que essas 24 horas geram no planeta, o uso de recursos naturais, a quantidade de deslocamentos gerando emissão de CO2, a produção de lixo e principalmente a utilização imensurável de embalagens plásticas. Ou seja, para satisfazer os desejos do mercado durante esse período temos o planeta terra como nosso maior credor, certo?

Para muitas marcas não. E aí que entra a ideia do consumo consciente promovido pela #GreenFriday e encabeçado por marcas que tem a sustentabilidade como seu principal pilar. Lançamentos em formato #slowfashion, respeitando o tempo de vida de cada coleção e a história por trás de cada produto; valorização do trabalho manual feito por artesãos; opção de componentes naturais, que não sejam de origem animal e valorização do movimento #crueltyfree (em português: livre de crueldade) são exemplos cabíveis de marcas que se identificam com a Green Friday e prezam por uma produção de menor impacto ambiental, controlando seus fornecedores e a cadeia que está inserida.   

 

 

Esse ano decidimos então promover um novo conceito, a #GreenFriday e nos unimos a outras marcas sustentáveis e veganas que tenham o mesmo cuidado e preocupação com o nosso planeta. Acreditamos que não existe jogar fora, nem muito menos um planeta B e que cada ação que realizamos precisamos gerar o menor impacto possível. Dessa forma durante o ano de 2019 transformamos mais de 2 mil garrafas pet em Lapas através da linha #LapaRecicla em que o tecido é feito a partir da trama da garrafa pet. Além disso através do selo eureciclo (usar hiperlink: https://eureciclo.com.br/) certificamos a logística reversa de todas as embalagens utilizadas em nossa loja online retirando do ambiente a quantidade equivalente ao material das embalagens de nossos produtos em parceria com cooperativas de reciclagem no Brasil.

 

 

Assim a gente mostra que é possível fazer diferente estando em sintonia com o nosso planeta e respeitando o tempo de renovação dos recursos naturais. Somos um movimento em constante evolução e sabemos que é impossível estarmos 100% certos ou ter todas as respostas, mas buscar novas alternativas e soluções para sermos cada vez mais sustentáveis faz parte da nossa caminhada. Vem com a gente!