5 dicas para ter uma cozinha sem lixo

 

Você sabia que nem tudo que descartamos no dia a dia é, realmente, lixo? Isso mesmo! Existem muitas formas de reaproveitar materiais que iriam para o descarte, ou então diminuir o volume de lixo produzido. Podemos readequar hábitos em cada área das nossas vidas para sermos mais sustentáveis. Um dos lugares onde mais produzimos lixo, seja ele reciclável ou orgânico, é a nossa cozinha. Por isso, hoje separamos 5 dicas para ter uma cozinha sem lixo, vem ver:

 

#1 Aproveite ao máximo os alimentos: Existe uma infinidade de receitas veganas deliciosas que podem ser feitas usando partes dos alimentos que a maioria das pessoas acha que deve ser descartada. Um exemplo super fácil e prático é usar aquela pontinha que sobra quando cortamos alguns legumes para fazer um caldo de legumes caseiro! Vale guardar em um recipiente no congelador e ir juntando conforme usa os legumes nas suas receitas. Outra receita clássica no mundo dos veganos e vegetarianos é a “carne louca de casca de banana”.

 

#2 Faça uma composteira: Já aqueles restos de alimentos que não tem como reaproveitar em receitas, podem ir para uma composteira. São vários modelos, tamanhos e processos diferentes, para quem mora em casas grandes e até para quem vive em apartamento e não tem um jardim. Mas a maioria delas funciona assim: duas ou três caixas empilhadas onde você vai jogando cascas de alimentos e alternando com camadas de folhas secas; a caixa que fica na base deve ter uma torneira onde você consegue retirar o chorume, que pode ser usado para adubar suas plantas.

 

 

#3 Escolha utensílios reutilizáveis: A gente sabe bem que cada ida ao supermercado pode render uma montanha de embalagens que, apesar de serem recicláveis, continuam sendo lixo. Por isso, é importante escolher o máximo de recipientes e utensílios reutilizáveis no dia a dia. Algumas formas de fazer isso é optar por recipientes de vidro e comprar produtos a granel sem plástico; utilizar paninhos encerados no lugar de plástico filme para vedar recipientes; levar sacolas de tecido reutilizáveis para evitar sacolas plásticas.

 

#4 Planeje as refeições: Pensar direitinho no que você vai consumir ao longo da semana, além de ser muito prático e rápido para um dia a dia atarefado, ajuda a evitar desperdícios. Assim, você planeja cada refeição utilizando tudo que tem na sua cozinha e diminui o desperdício por esquecer aquele legume lá no fundo da geladeira.


#5 Aprenda a conservar os alimentos: Mesmo na geladeira, alguns alimentos, principalmente frutas, legumes e verduras, exigem certos cuidados para que não estraguem com facilidade. Por isso, aprender a conversar direitinho cada alimento te ajuda a evitar muito desperdício. Usar recipientes com tampa, por exemplo, deixa os alimentos frescos por mais tempo na geladeira.