Composteira doméstica: aprenda a reutilizar resíduos orgânicos

 

No nosso dia a dia, produzimos diversos tipos de resíduos que vão parar no meio ambiente e, muitas vezes, mal temos controle desse processo. Mas você já parou para pensar em todos os resíduos que podem ser reaproveitados?

 

Existem muitas formas de diminuir a quantidade de lixo ou diminuir o impacto disso no mundo. Seja por meio de reciclagem, doações ou até mesmo dar um novo uso àquilo que já não tinha utilidade.

 

Uma dessas maneiras é a compostagem doméstica. Com esta técnica, podemos reaproveitar os resíduos orgânicos que vêm da nossa cozinha no dia a dia. Cascas de ovos, frutas e legumes que estragaram, borra de café… Tudo isso pode virar adubo para suas plantinhas em casa.

 

Como fazer compostagem doméstica

 

Para começar a fazer sua composteira, você vai precisar de:

  • 3 caixas para compostagem (são caixas com tampa, sendo uma delas com uma torneira no fundo para retirar o biofertilizante líquido)
  • Matéria seca (folhas secas ou serragem)
  • Resíduos orgânicos
  • Pá de jardim ou outro utensílio para mexer o composto

 

Passo 1: As caixas de compostagem são encontradas prontas para o uso. Mas, você pode optar por adaptar um material reutilizado. Para isso, vai precisar de três caixas com tampa que encaixam uma na outra. Essas caixas precisam ter furos nas tampas para que o composto e o líquido separe com o tempo. A caixa que ficará embaixo deve ter uma pequena torneira, que serve para retirar o chorume.

 

Passo 2: Para montar a composteira, basta colocar os resíduos e matéria seca na caixa superior, alternando as camadas.

 

Cuidados com a composteira doméstica

 

Para que os seus resíduos virem um composto saudável, você vai precisar remexer o conteúdo da caixa. Por isso é importante que, sempre que possível, você abra a caixa e mexa o conteúdo com uma pá.

 

O tempo médio para poder utilizar o composto nas suas plantas é de 2 a 3 meses. Após esse período, você já vai conseguir começar a retirar o líquido. Mas lembre-se: por ser um tipo de fertilizante, antes de utilizar nas plantas é preciso misturar com uma parte de água.

 

Se você colocar nossas dicas em prática, não deixe de postar e marcar @uselapa no Instagram! Vamos adorar acompanhar <3