Sapatos veganos da Lapa: entenda como é o processo de produção das nossas Lapinhas

Marco zero: as etapas de produção da Lapa 

 

Nossos sapatos veganos são feitos no Brasil com matéria prima de origem nacional, sendo quase toda comprada de fornecedores do mesmo estado (RS). Assim, buscamos fomentar a indústria local e também reduzir o impacto ambiental no transporte desses materiais. Cada par é produzido com exclusividade e cuidado único, sendo o trabalho manual o mais utilizado no processo produtivo realizado pelos nossos artesãos. Conheça agora as etapas de produção e todo o processo que um sapato vegano sustentável passa até chegar para você na sua casa. 

 

 

Pesquisa de Material/Prototipagem 

 

A primeira etapa de desenvolvimento de uma Lapinha começa na pesquisa de material. É onde nossa equipe busca atentamente absorver as novidades do mercado nacional em materiais sustentáveis. Além de testarmos frequentemente produtos com menor impacto ambiental, também optamos por procurar tecidos de reúso que possam compor nossos sapatos veganos. 

 

 

Contato com Fornecedor 

 

É quando buscamos parceiros que possam comercializar a matéria prima que necessitamos para a produção. Buscamos identificar nessa etapa a origem desse material, além de fazer a checagem dos meios de produção do mesmo. Optamos preferencialmente por empresas que forneçam selos/certificações ambientais. 

 

 

Corte

 

Após selecionarmos os materiais necessários para a produção de um determinado modelo, eles são direcionados ao corte. O mesmo pode ser realizado de forma manual por um de nossos artesãos ou através de máquina. Após esse processo, os moldes são levados para a dublagem, buscando atingir a espessura indicada pelo modelista no processo de desenvolvimento. 

 

 

Pesponto/Cabedal 

 

Nesse momento é onde as peças se unem para formação do cabedal, como denominamos a parte de cima do sapato vegano. Onde são realizadas as dobrações necessárias para as peças se unirem até a costura. 

 

 

Costura 

 

Através da união de diversas peças, nossos costureiros começam a dar cara para as Lapas. Nessa etapa, o sapato vegano sustentável começa a ganhar seu formato em busca de atingir o visual final desejado pelos  modelistas. 

 

 

Montagem/Acabamento

 

Na montagem é onde realizamos a fixação do solado. É uma das etapas mais importantes do processo, onde o material do cabedal é esticado e moldado à forma e simultaneamente a palmilha é fixada dentro do calçado. 

 

 

Colocação de cadarços 

 

Etapa de relaxamento. Ufa! Depois de tanto trabalho é aqui que conseguimos visualizar a Lapinha quase pronta! Fazemos a finalização do calçado realizando a amarração dos cadarços ou gorgorões, detalhe importante para o design final do produto. 

 

 

Controle de Qualidade 

 

Onde trabalham os mais detalhistas da equipe! O produto é inspecionado em diversos ângulos buscando perceber qualquer falha que possa apresentar e dando todos os cuidados para que a Lapinha fique ainda mais linda! Assim, você poderá receber em sua casa sapatos veganos de qualidade.

 

 

Embalagem 

 

Após a revisão final, nessa etapa o calçado está pronto para ser enviado aos nossos clientes! Os sapatos veganos são colocados em caixas de papelão acompanhados com um saquinho que posteriormente poderá ser utilizado para levá-lo em viagens, além de uma cartinha escrita à mão pela nossa equipe. 

 

Ufa! Após esse longo processo, torcemos para que nossos produtos cheguem logo aos pézinhos de vocês, pois foram feitos com muito carinho por pessoas que entendem de fazer sapatos veganos, com muito cuidado e dedicação a cada detalhe.